terça-feira, 11 de novembro de 2014

HOTEL MUNICIPAL.

HOTEL MUNICIPAL



O que no passado era sinônimo de elegância, hoje é a marca do abandono. A região da Avenida São João compreendida entre o Vale do Anhangabaú e o Largo do Paiçandú já foi ponto dos mais elegantes hotéis da capital paulista, e que até hoje são lembrados pelos paulistanos mais antigos. São os hotéis Central, Britânia e Municipal. Destes três, abordaremos o último.
O Hotel Municipal, fica localizado na Avenida São João esquina com a Conselheiro Crispiniano e é uma das mais belas obras arquitetônicas do centro de São Paulo. E está no que podemos dizer que é a quadra mais charmosa que existe nesta avenida, uma vez que desde o edifício dos Correios, passando pelos Hotéis Central e Britânia e o Prédio Oscar Rodrigues até chegar ao Hotel Municipal, são todos eles vizinhos geminados. Por ali, são os poucos edifícios da fase antiga da Avenida São João que, tombados, sobrevivem mesmo que a duras penas.
Hotel Municipal, à esquerda, em fotografia de 1940, tempos áureos (clique para ampliar).
À esquerda, o Hotel Municipal ainda em operação em 1961 (clique para ampliar).
O Hotel Municipal, foi construído no período imediatamente após o alargamento da velha rua de São João, que viria a tornar-se a Avenida São João. Se hoje este quarteirão ainda encanta aos amantes da arquitetura antiga, imaginem o mesmo local em meados dos anos 1920, quando a Avenida São João tinha ares que lembrariam ao viajante as mais charmosas vias de Buenos Aires, Paris ou mesmo Montevidéu. Representante da arquitetura francesa típica do século XIX, o edifício do Hotel Municipal está atualmente fechado e ocupado apenas em seu nível térreo. Mesmo assim, continua mantendo-se razoavelmente conservado.
E a história deste prédio nos remete a outro edifício, bem longe dali mas igualmente belo e muito representativo para a arquitetura da Cidade de São Paulo, embora poucos são os paulistanos que o conhecem. Na fachada do hotel, é possível notar um pequeno detalhe onde é mencionado o dono original desta construção, vejam:
O edifício pertenceu ao extinto Cotonifício Paulista (clique para ampliar).
A referência indica que o primeiro proprietário foi o extinto Cotonifício Paulista. Localizado na Avenida Celso Garcia o antigo cotonifício está fechado há décadas. Isso não impediu que a empresa deixasse de herança para a capital duas belíssimas obras arquitetônicas, o Hotel Municipal em estilo Napoleão III e o prédio do próprio cotonifício em Art Déco.
Cotonifício Paulista (1921) na Av. Celso Garcia, fachada está deteriorada (clique para ampliar).
Os recursos para a construção do magnífico hotel da Avenida São João, muito provavelmente vieram dos dividendos obtidos pelo Cotonifício Paulista. À época (anos 20), era um dos ramos mais lucrativos e dinâmicos da indústria da capital paulista. Não sabemos se os dois prédios ainda pertencem a herdeiros da antiga empresa.
Assim, levantamos a história deste importante hotel paulistano do passado. Mais um entre tantos outros que estão espalhados e abandonados pela região central da capital, esperando por uma reestruturação que traga mais tranquilidade, segurança e principalmente mais turistas que se hospedem na região do centro velho da Cidade de São Paulo.
E que não esqueçam de restaurar também o prédio do Cotonifício Paulista!
Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário