quinta-feira, 10 de julho de 2014

RUA AUGUSTA!!!!!

A Mais Famosa das Ruas de São Paulo – A Rua Augusta


cidade de São Paulo é conhecida devido ao seu grande fluxo econômico e diversos pontos turísticos históricos aqui localizados. Mas também é conhecida por duas vias extremamente famosas.
Uma delas uma avenida, a Avenida Paulista e a outra uma Rua que gera debates e discussões a todo o momento: a Rua Augusta. No início, lá pelos anos de 1800 a rua tinha um outro nome,se chamava Maria Augusta, recebendo sua alcunha final “Augusta” somente em 1897.
Essas terras pertenciam ao português Manuel Antônio Vieira, um importante fazendeiro que abriu várias ruas do bairro da Bela Cintra, inclusive a Rua da Real Grandeza (atual Avenida Paulista). Como o lugar é muito íngreme, foram instalados bondes que eram puxados por burros. Somente no ano de 1891 a luz elétrica chegou no local.
No ano de 1927 ela foi oficialmente chamada de Rua Augusta. Sua extensão ia, no começo, até a rua Álvaro de Carvalho. No ano de 1942 a rua foi aumentada chegando até a Martins Fontes.
Do outro lado, em direção ao Jardins, o seu prolongamento foi até a rua Estados Unidos, oficializado em 1914.
A Rua Augusta nos anos 60
A Rua Augusta nos anos 60
Aos poucos as residências deram lugar ao comércio de rua. Shoppings e cinemas de categoria se instalaram muito frequentados pelas famílias e pelos jovens que buscavam distração.
O lugar abriga diversas curiosidades. Uma das maiores foi que toda a extensão da rua Augusta já foi coberta com carpetes em 1973, no Natal.
Rua Augusta em 1970 - Carpete
A Rua Augusta com carpete
A ideia foi trazida pela firma inglesa Cia. City e sua concepção vinha na contramão de centros urbanos que já cresciam de forma desordenada. O projeto ficou a cargo do arquiteto inglês Barry Parker e foi feito em toda a extensão da rua do dia para noite.
Rua Augusta com Carpete ,em 1973
Rua Augusta com Carpete ,em 1973
Outra curiosidade é que a rua é “separada” de acordo com o público que a frequenta. Quando pegamos a Augusta em direção ao Jardins ela é conhecida como “Alta Augusta”, ou seja, os locais onde estão os melhores lugares da rua como, por exemplo, as galerias Galeria Ouro Fino e Galeria Le Village.
O outro sentido, sentido “Centro”, seria a Baixa Augusta. Região de baladas, bares e até mesmo algumas casas de prostituição.
Apesar disso, a região da Baixa Augusta é extremamente movimentada durante toda a semana. Dezenas de festas acontecem por lá englobando todos os gostos e estilos. É um outro universo dentro da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário